1 de fev. de 2010

Lição nº 2 pelo SOtor

Aqui vão mais umas dicas para os necessitados........

ANIMAIS:






Os animais são nossos amigos. Pelo menos é o que se diz. Eu embora não tenha razão de queixa, já conheci algumas vacas nos meus passeios ( e fora deles também ), a verdade é que também não fiz nenhuma amizade por aí além. Mas pelo sim e pelo não mais vale não entrarmos em confronto directo com este tipo de animais, especialmente os de grande porte. Por isso se avistarem alguma manada destes animais, abrandem e procedam aos rituais normalmente utilizados na via pública; sinalizem com a mão se vão efectuar uma ultrapassagem ao dito animal e façam-na de forma calma e ordeira , ou imobilizem a mota e liguem os 4 piscas aguardando também pacientemente que os animais parem e nos deixem passar ou escolham o seu caminho; nunca se sabe se no meio destes bois não estará um agente da autoridade á paisana.
Existem outros animais menos perigosos e que nos podem ensinar grandes técnicas de condução; por exemplo os coelhos que têm uma grande técnica de derrapagem; ou que podem ser preciosos aliados numa situação mais aflitiva no meio do monte como as ovelhas e os canixes brancos.


Trajectórias e posição de condução :




A posição de condução é essencial na nossa performance e bem estar na mota.
A posição ideal não existe; isto é, a sua forma cientifica; é por isso que para a encontrarmos devemos ter bem assente o seguinte : o nosso posicionamento na moto deve ter em conta estes factores : conforto, bom compromisso entre condução sentada e de pé. Li algures que um piloto profissional de renome mundial, disse que a forma de encontrarmos a melhor posição na moto era sentado na mesma de olhos fechados visualizar os mais diversos obstáculos e situações possíveis de encontrar-mos em treino ou em prova. De facto é uma boa dica desde que respeitem algumas regras; a primeira é terem a mota num cavalete resistente se não caem e a segunda é não visualizarem provas como as maratonas africanas se não demoram muito tempo a afinar o volante. Outra dica que me foi revelada por fontes seguras ,como é óbvio, é experimentarem andar um dia com um volante daqueles tipo crucifixo, que têm mais largura que a mota tem de comprimento; depois disso garanto-vos que qualquer posição é boa.
As trajectórias estão associadas á posição de condução pelo simples facto de que se não estamos bem na moto não podemos ter uma condução decente.
A trajectória é de forma abreviada o caminho que devemos efectuar para perder o menos tempo possível numa curva antecipando a entrada na mesma e possibilitando que a saída seja feita em aceleração. Para isso é preciso ter em conta além do terreno, a travagem o posicionamento do nosso corpo na mota, o tipo de curva e se possível qual a curva seguinte de modo a avaliarmos se a saída deve ser feita em aceleração e em que direcção. É preciso conhecer bem a mota para decidirmos qual a velocidade ideal para cada tipo de curva e definir se o nosso andamento é o de corrida ou ligação.
São portanto muitos factores a ter em conta e se pensarmos em todos eles a conduzir a moto o mais certo é comermos as fitas da especial. Por isso o treino é fundamental assim como o instinto e citando outro grande piloto o fundamental a reter aqui é o seguinte “ geralmente quando acaba uma recta existe uma curva que pode ser para a esquerda ou para a direita e que é quase sempre mais lenta que a recta .“ Peço desculpa por não dizer o nome dos pilotos mas estes pediram-me anonimato.

Toca a estudar tudinho mais uma vez.......para não haver queixas....no dia da prova.

9 comentários:

termignoni disse...

vero dato questi suggerimenti per il tuo Camilo dotor, che conosce bene la lezione e sta facendo un buon lavoro già sanno quasi sempre viene subito dopo la curva e la cura per animali selvatici .....

Anônimo disse...

PARA TERMIGNONI aquilo que eu acho mesmo é que alem de falares mal o português,escreves mal italiano que e um coisa....imagino de mota....

:)larentino ramalho

TiagoOrlando disse...

Grandes liçoes tou eu a ter...sim sanhore!!!!
Axo que assim qualquer um vai conseguir levantar pó e calhau no meio do monte!

:P

ZULU disse...

como se pode ir contra aquela vaca??

el diabla disse...

O todo terreno é de facto um desporto muito completo:
faz bem ao corpo e à mente, há contacto directo com a natureza, ar puro, árvores,...vacas e respectivos bois..
... e ainda alguns gambuzinos que tem a mania que andam bem de mota!! hi hi

vonterror disse...

Hum que coisa animada, como sempre muita treta e pouco andamento......ihihihihihihhi

manadas unidas disse...

Anda a gente a pastar uns campos e apareçem vós a destabilizar quem quer comer, se voçes fossem labrar campos de milho e de batatas é que era assunto.

vonterror disse...

Peço mais contenção nos comentarios para não haver exclusão de comentarios.
Divirtam-se e mai nada.

Anônimo disse...

EL MÁTRÁQUILHO DISSE.....vonterror disse e disse muito bem,deixem se bla de merdas e curtam mas andar de mota isso sim é assunto ,e logo agora que a minha lambreta tem um termioni novo,agora sim, vamos ter fumo no boeiro hahahahaha:)