Ora bem esta lição vem um pouco tarde...mas mais vale tarde do que nunca. Alguns alunos já viram a dificuldade destes pisos e agora vão ler com mais atenção.....
Pisos enlameados e areia :
A condução em lama parece assustar muita gente, mas é um terreno onde se vê a destreza de um piloto, e mal se aprendam alguns dos truques que vos vou dar vão ver que não há razões para receios e até vão parecer porcos numa pocilga. Primeiro de tudo não usem um equipamento novo ou lavado porque se vão sujar. Segundo tentem andar á frente dos vossos colegas e acelerem a fundo quando eles tiverem colados á vossa roda traseira. Não tenham medo de cair nas travagens, ao fim e ao cabo chegam mais depressa á curva se forem a rastejar pelo chão fora. Têm é de ser rápidos a levantar-se. O barro e a lama agarram-se á mota tornando-a mais pesada, endureçam as suspensões para ficar mais duras. Se ás vezes ficarem duras de mais amoleçam para ficar mais moles. Tentem conduzir sempre em cima da mota e virados para a roda da frente. Coloquem o corpo bem centrado mais ou menos a meio. Sempre que estiverem a conduzir de pé não se sentem e tentem olhar o mais para a frente possível para não olharem para trás.
Na areia a técnica é exactamente igual tirando algumas diferenças; a primeira é que andar na areia não tem nada a ver com andar na lama. Primeiro o travão traseiro quase não se usa, podem mesmo tirá-lo para perder peso. Ao desacelarar a própria mota trava por si própria. Devem colocar o corpo mais para trás de modo a fazer peso sobre a roda traseira, não se preocupem muito com a roda da frente; se quiserem até a podem tirar para perder peso. Se não morarem perto da praia ou de algum deserto podem treinar naqueles montes de areia que tem á beira das obras. Quando acharem que já dominam razoavelmente a mota em pisos de areia aproveitem o verão para andarem nas praias e fazerem especiais entre guarda-sóis e tachos de merenda; assim do género : guarda sol amarelo contorna pela direita, guarda sol verde pela esquerda, panela de feijão com arroz de frango, panados, cozido á portuguesa e garrafão de 5 litros, zona de abastecimento e fila de 6 toalhas com moreninhas de fio dental com o rabinho para o ar é a chamada zona espectáculo. Se for um motocross na praia é a zona dos whopps.
Riachos e poças:
As passagens de água , os riachos, as poças, as cascatas, tudo o que meta água tem a sua beleza. Porque é que nos nossos passeios e nas provas de enduro fica sempre bonito uma passagem de água. Porque é sempre bonito deixar um amigo passar um riachozito pequenino e ficar na esperança que sejam areias movediças ou que o gajo vai cair na água. Nada nos dá tanto prazer que ver o desgraçado estendido no meio de água com a mota a flutuar, cheio de peixes cagotos dentro dos óculos. Por isso meus amigos e porque isto é uma selva em vez de ficares á espera da desgraça alheia, quando fores atravessar uma passagem de água, pára a mota, sai da mota e vai a pé até dentro do rio para que possas ver a profundidade e qual o melhor sitio para passar. Não custa nada e só molhas os pézinhos. E depois aproveitas e quando o teu colega for a passar tu dás-lhe um empurrão.
PS. se a lição não vos agrada ou se tal e coisa coisa e tal.......AZAReco......
6 comentários:
Acredita que a primeira imagem me fez ler toda a lição com muita mais atenção!!
hehehehee
A imagem engana pois não tivemos direito a ver nada de meninas dessas...mas sim um velho sem dentes com uma verguinha na mão.
isto continua muito pobre !!!!!meus amigos sejam mais criativos.....
ass:el mátráquilho :)
Com aquela até eu "espichaba na lama"
POIS POIS OME-BOMBA com aquele obstaculo qualquer queria andar pelo chão fora................
...era tombo com adrenalina extra!!!
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